quinta-feira, maio 13, 2010

O Trabalho

No trabalho desenvolvido em maio de 2010, nas aulas de Sociologia, administradas pelo Professor Cristiano Raykill, referentes a 1ª Unidade letiva do ano, trabalhamos com o seguinte questionamento: "Ter uma orientação sexual diferente pode alterar o futuro acadêmido dos jovens?"
Chegamos a conclusão, de que sim, podemos presenciar diariamente tal preconceito acontecendo.


Optar por expor uma orientação sexual diferente da dita como normal pela sociedade pode gerar várias formas de preconceito, afetando na maioria dos casos a carreira acadêmica de jovens.
O preconceito contra homossexuais, bissexuais e pansexuais (orientações sexuais mal vistas pelo pensamento hegemônico machista vigorante) pode resultar em insultos e até mesmo agressões, causando maior incidência de depressão e tentativas de suicídio. Ao nível profissional, pessoas com orientações sexuais diferentes têm probabilidades diferentes de serem demitidos, contratados e promovidos.

“Se os adolescentes não puderem vivenciar a sua sexualidade de forma tranqüila e segura, certamente correrão mais riscos. A omissão do tema em casa, na escola ou no consultório médico gera desinformação e preconceito”, Fonte: Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Texto adaptado para divulgação no site do Instituto Indianópolis, Sexualidade e Deficiência Mental: superando preconceitos (Artigo), sem data de publicação, em

2 comentários:

  1. Vários jovens hoje em dia não assumem sua escolha sexual por medo de serem ridicularizados por colegas, e assim acabam entrando em graves doenças como a depressão. Essa posição vem mudando um pouco em grandes centros, já que o número de homessexuais também vem aumentando, mas isso ainda não chegou a zero. E é algo que precisa chegar :/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou homosexual assumido e sofro muuuuito precoceito na miha escola, me chamam de viadinho, e ja ate me bateram, mas eu teho fé de que um dia tds nos vms poder ter uma vida digna e com direitos iguais. frequento igrejas e acredito que Deus apoia o que eu faço. AMÉM.

    ResponderExcluir